Role a página para ver o assunto solicitado...

 
 



Tradições e Ritos (Que GRAÇA Tem?)

VELHO TESTAMENTO (V.T.)

Tradições, Ritos, Preceitos e Regras
A Lei Era Imperfeita (constatado no destaque de Isaias abaixo)

Em Isaias temos...

Cap. 28 com DESTAQUE para versos 10, 11, 13, 16:

10. Porque é mandamento, sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.

11. Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo.

13. Assim pois a palavra do Senhor lhes será mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e se quebrantem, e se enlacem, e sejam presos.

16. Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse.

E ainda:

Sacrifícios tornaram-se inúteis e cansaram o Eterno. Cap. 1 versos 11 ao 14; Cap. 9; Cap. 40 ao 43;
Destaque: Cap. 43: versos 18 e 19

Importa antes de tudo que creiamos no seu NOME, para que ELE não se ire contra nós. Números: Cap. 32: verso 13

O Eterno questiona os sacrifícios oferecidos daqueles que não têm um coração quebrantado. Ou seja, a ideia do texto deixa claro que o mais importante é ter um coração contrito, sincero. E isso os holocaustos por si só não podem promover.
Leia Salmo Cap. 50: versos 7 ao 14.

Exemplo de corrupção do coração humano até para oferecer os holocaustos.

Malaquias: Animal imperfeito Cap. 1 versos 8, 11, 14
Em várias partes do V.T. estava claro, era óbvio que as Tradições, Ritos, Preceitos e Regras em nada estavam promovendo a reconciliação entre o Eterno e os homens.

E o Eterno será glorificado entre as outras Nações as quais não têm costumes e tradições Judaicas. Este é um sinal de que as Tradições, Ritos, Preceitos e Regras já não LHE compraz, e ou produz salvação, e ou faça com que a alma do homem se torne melhor (limpa, branca, alva).

Isso foi profetizado em Malaquias 1: 11 (e é o que vemos hoje em meio ao povo evangélico).

NOVO TESTAMENTO (N. T.)

Onde estão o verdadeiros adoradores?...
No Antigo Templo, nas sinagogas, nos montes, nas igrejas?... João 4: 23

“Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Romanos 8: 3, 4)

Holocausto – Hebreus 10: 6 e 8 / Marcos 12: 33

As Leis e os profetas vigoraram até... Mateus Cap.11: versos 12, 13, 14.
O Filho Santo cumpriu a Lei até ser crucificado, morto e ressurreto: Mt. 5: 16, 17, 18.
O Fim da Lei é Cristo - Romanos 10: 4 (dentre outros).
Gálatas (todo o Livro) destaques: Cap. 2 versos 11 e também os demais.

Profanação do sábado no N. T.
Os próprios Sacerdotes violavam o sábado: Mt. 12: 5.
O próprio Filho Santo ensinava no sábado: Lucas 13: 10
Curava no sábado: João 7: 23.

E quanto aos 10 mandamentos?...
O Filho Santo nos deu uma nova versão deste, veja em Mt. 22: 36 ao 40.

E quanto ao sábado?...
Em Rm. 14: 5 diz: “Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.”

E quanto ao comer todos os tipos de alimentos?
Em Rm. 14: 2 diz: “Porque um crê que de TUDO se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.

Lucas 11: 50 e 52 (os doutores da Lei eram legalistas e cruéis) e Mt. 5: 20.



continuação...
 
Nós os Crentes JÁ fomos instruídos pelos Judeus com relação à Tradições, Ritos, Preceitos e Regras, veja: Atos 15: 29 e 21: 25. Se houvesse necessidade de seguir os ritos Judaicos, ali estava a oportunidade perfeita para que os Judeus instruíssem a respeito, mas não o fizeram, porque não precisava, pois O Fim da Lei é Cristo - Romanos 10: 4.

Era impossível que o sangue de animais tirasse pecados, ainda que fosse oferecidos aos sábados (ref. Números Cap. 28: verso10): ver Hb. 10: 4 e Rm. 8: 3.
A Lei teve papel importante Rm. 5: 20 ... porém, contudo, todavia...
...somos Justificados pela fé e NÃO por obras da Lei: Romano 3: 28.
Agora somos libertos em Cristo do julgo das Tradições, Ritos, Preceitos e Regras, veja em... Romanos 14: 5, 14 e o 22.

Obs.: O Apóstolo Paulo não era contra as Tradições, Ritos, Preceitos e Regras Judaicas, ELE ERA CONTRA OS JUDEUS que desejavam impor esta Lei Judaica aos que se convertiam à Cristo.
Leia Atos Cap. 15 – Destaque para os versos 8, 9, 10 e 11.
“Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?” (Atos 15: 10)

Ai daquele que recusar tamanha benção.

Quem se volta para a Lei está pisando o Filho Santo e desprezando o seu sangue, observe:

“De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hebreus 10: 29, 30, 31)

“Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?” (Gálatas 4: 9)

“Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
Não toques, não proves, não manuseies?
As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.”
(Colossenses 2: 20 ao 23)

“Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;” (Hebreus 12: 25)

O crente NÃO viverá pelas obras da Lei, veja:
“Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” (Hebreus 10: 38)

“Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados.
Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste;
Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram.” (Hebreus 10: 4, 5, 6)

“Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo. (Gálatas 4: 3)”

“Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,” (Hebreus 6: 1)

“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;” (Colossenses 2:8)

“Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.” (Hebreus 5: 12)


continuando...
 
CONSIDERAÇÕES

“Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.” (Tg. 2: 10).

Então se uma pessoa não come carne de porco e observa todos os 10 mandamentos...

Mas, porém, contudo, todavia:
a) Não faz as festas das luas novas, das semanas, dos pães ázimos, das tendas, da colheita, dos tabernáculos, dentre outras;
b) Não oferecem o sacrifício no templo com bolos fritos, flor de farinha misturada com azeite, pão levedado, pombas, carneiros, ovelhas, vacas, etc, etc, etc;
c) Não oferece o devido sacrifício na Páscoa, conforme os preceitos e regras perpétuas estabelecidas;
d) Não ouve o tocar das trombetas pelos Levitas;
e) O sacerdote não esparge mais o sangue dos animais no altar;
f) Etc... etc... etc...

E todas essas instruções (regras) citadas estão contidas no Velho Testamento determinados como estatuto perpétuo. Vamos rever o verso (já citado) que está em Tg. 2: 10 “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.”

Mas o próprio Eterno se encarregou de acabar com esses preceitos sobre preceitos, regra sobre regra, Ele mesmo fez (ou permitiu), a Arca da Aliança desaparecer; Ele também fez, ou permitiu, a destruição do Templo pela segunda vez (conforme Jr. 3: 16 e Lc. 21: 5 e 6).
“Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire pecados.” (Hb. 10: 4)

E estes sacrifícios, dentre outras diversas regras e preceitos (conforme a Lei) eram estatutos perpétuos para todo o povo de Israel; e não se pode descumprir um ponto da Lei, senão a pessoa se torna transgressor de toda a Lei (Tg. 2: 10), conforme já citado.

Em Hb. 10: 11 e 12, fala mais a respeito desta questão sobre sacrifício, bem como Hb. 23 ao 28.

Podemos fazer uma pequena analogia com relação ao Velho Testamento (referente ao que significa estatuto perpétuo) e um Contrato Por Tempo Indeterminado (celebrado entre pessoas e ou empresas) o Tempo Indeterminado nesse Contrato o faz perpétuo, nunca acaba, é permanente...

Mas evidentemente um Contrato Por Tempo Indeterminado pode ser quebrado ou rompido; basta que uma das partes chame a responsabilidade para si, e rompa-o, seja por não cumprir cláusulas ou simplesmente por não querer mais ser parte daquele Contrato. E foi isso que o Eterno fez, ELE não quer mais saber do Antigo Pacto, da Antiga Aliança. ELE quer uma Nova Aliança, um Novo Pacto Com A Humanidade.

Em todo o Livro de Isaias (bem como outros do V.T.) fala de um RENOVO, dessa Quebra de Contrato, de Aliança, de Pacto, promovido e iniciado pelo próprio Eterno, notadamente nos Capítulos 40, 42, 43, 49, 52, 53, 58, 61.

Em Hb. 10: 19 e 20 vemos a concretização dessa quebra, dessa Antiga Aliança e a confirmação de uma nova:
“Tendo pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus. Pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,”

E podemos reparar que nem Judeus Ortodoxos, nem Judeus Messiânicos, desde os anos 70 DC (quando o templo foi destruído) e atualmente seguem (e ou praticam) todos aqueles rituais (regra sobre regra, preceito sobre preceito) do V.T.; então, esse pessoal é transgressor da Lei e estão em débito para com o Eterno, pois vivem transgredindo parte da Lei do V.T, uma vez que só cumprem partes da mesma....

Observe: “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.” (Tg. 2: 10).

A única solução para que eles acertem as coisas com o Eterno é aceitar a Nova Aliança, ou seja viver conforme o Novo Testamento.

E mesmo naquela época, a Lei era imperfeita e difícil de ser cumprida à risca, pois somos imperfeitos, por isso veio a Misericórdia através do sangue para nos libertar da Lei e nos fazer conhecer a nós mesmos (frágeis e imperfeitos), para sermos salvos pela Graça e Misericórdia e não através de rituais, frutos de tradições.

E para fechar geral:
“Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.” (1ª João 3: 20).